Quando decidi criar este site, foi com o objectivo de poder divulgar o conhecimento científico, através da publicação da minha Tese de Mestrado, bem como das diversas investigações que fiz sobre comportamento eleitoral.

Depois, devido precisamente a estas investigações, vieram os convites para idas a televisões e rádios, para comentar as conclusões dos meus trabalhos, dos quais destaco o Voto Estratégico e a Abstenção Eleitoral (em particular os chamados “eleitores fantasma”).

Posteriormente, estas minhas idas a televisões e rádios, bem como declarações para jornais, passaram a ser apenas e só o comentário da situação política do dia-a-dia.

Paralelamente fui fazendo alguns artigos de opinião sobre o que achava da vida política em Portugal e também sobre a forma como via o comportamento da sociedade civil face às diversas situações que se viviam.

Achei pois, por bem, partilhar neste site essas intervenções.

Esta situação deu-me algum “gozo” e durante algum tempo, apesar do esforço acrescido para conseguir fazer tudo, considerei uma mais valia poder aparecer em diversos órgãos de comunicação social.

No entanto, o cansaço, o tempo despendido em televisões (a que se soma o tempo de preparação), alguma desilusão com os diversos órgãos de comunicação social, o muito trabalho (de onde recebo o meu salário, pois orgulho-me de nunca ter recebido 1 cêntimo nestas experiências na comunicação social) e ainda a vida familiar, levaram a que decidisse abandonar esta vida.

Vou fazendo um ou outro artigo de opinião (e ainda faço de vez em quando) pois por vezes sinto-me impelido a denunciar determinadas situações graves e de injustiça, sabendo eu que a “minha voz” tem eco quase nulo na sociedade portuguesa. Continuo também a partilhar algumas intervenções minhas nas televisões, sobretudo para falar na área da saúde e também na área social.

E é este o objectivo do site, um cidadão que gosta de dar o seu franco contributo para a discussão e reflexão pública sobre aquilo que fala e escreve, nada mais.

José Bourdain